segunda-feira, 9 de março de 2015

Cultuando os Deuses

   Se você tem interesse em como começar, ou solidificar seu culto às deidades - sejam elas quais forem -, mas não tem muita noção de como dar o primeiro passo, não se preocupe!
   Os cultos específicos costumam se dar quando descobrimos deidades que realmente queremos em nossa vida, que desejamos trazer para nos acompanharem no discorrer do tempo e através dos dias, das semanas, dos anos. Ou seja, são deidades que você sempre terá por perto, e que possuirá uma conexão maior, com meditações e rituais mais frequentes.
   Embora seja quase impossível esquematizar o culto, por ser algo bastante pessoal e mutável, vamos tentar esclarecer alguns detalhes para você realizar seu culto aos Deuses, sejam eles quais forem.

   Critério de Escolha


   Para começar a cultuar os Deuses, o critério de escolha vai de praticante para praticante. Você pode escolher através do seu interesse, de uma afinidade, ou mesmo por obter o contato da divindade consigo. Não é importante qual a origem desta divindade, seja ela céltica ou grega, asteca ou yorubá. O importante é haver um interesse, um desejo de cultuá-la.
   Quando você escolher iniciar seu culto para uma deidade específica, primeiro estude muito! Leia os mitos em diferentes fontes e pontos de vista, as histórias que a envolvem, pesquise a fundo sobre as características e as preferências da divindade. Após ter estudado, ou enquanto ainda estiver estudando sobre ela, medite! Entre em contato com a deidade através de meditação, e tente conversar, deixar sua interação fluir.
   Lembre-se que cada Deus e Deusa tem sua personalidade própria, e não se assuste, pois eles podem lhe responder imediatamente, ou simplesmente lhe observar. Cabe a você interpretar e insistir no contato, caso algo pareça estranho em sua meditação.
   Além disso, peça sinais claros e objetivos para as deidades, para ter certeza que elas querem seu culto e também para saber se a meditação não foi fruto da sua imaginação - como pode acabar sendo nas primeiras vezes.

   Realizando o culto


   As formas de cultuar as deidades variam com cada deidade, assim como podem variar de praticante para praticante. Cada divindade tem suas preferências, suas oferendas específicas, rituais e coisas que lhe agradam. Isto você saberá através de seus estudos, através do conhecimento dos mitos e histórias, e também através de meditação, caso você pergunte diretamente para a deidade em questão.

Por exemplo,
    ☾ Ao cultuar Dioniso, eu posso simplesmente realizar uma dança, colocar uma música que me agrade e beber um pouco de vinho (ou suco de uva). Esta já é uma forma de honrá-lo, pois Dioniso é o deus da festa, da alegria, da dança, dos vinhos e dos prazeres.
    ☾ Se eu quiser cultuar Dioniso de outra forma, posso também acender uma vela cor-de-vinho para representar as uvas, e queimar algumas parreiras e sementes de uvas em meu caldeirão. Ao queimar, oferto este ritual simples para Dioniso, e então faço honras, converso com ele, realizo tudo o que tenho vontade de realizar magicamente com a presença do deus.

   Existem celebrações específicas que costumam ser adotadas por cada praticante, para que estas deidades sejam celebradas. Por vezes, quando um Deus ou Deusa possui já um festival especifico - como é o caso do Imbolc, que era uma celebração para Brigit -, as pessoas que cultuam estas deidades costumam honrá-las nestas datas específicas. No entanto, isto não é obrigatório, variando do gosto do praticante.

☽❍☾

   Outras formas de prestar culto para deidades que queremos em nossa vida:


   ☾ Ofertando coisas simples no cotidiano, como velas acesas no discorrer dos dias, ou incensos.
   ☾ Realizando orações de agradecimento, ou simplesmente dizer aos Deuses antes de dormir ou ao acordar que agradece pela presença deles em seu cotidiano, e pede as bênçãos que deseja para o dia.
   ☾ Meditando ocasionalmente, principalmente caso se mantenha datas específicas.
   ☾ Fazendo honras e convidando as deidades de culto para rituais, realizando oferendas de agradecimento ao final.
   ☾ Caso você goste de escrever, fazer artesanato ou realizar outras atividades artísticas, criando diferentes formas de arte para honrá-los e ofertando-as para os deuses que você pensou ao criar.
   ☾ Consagrando jóias, anéis, colares, até peças de roupa, para determinados deuses. Por exemplo, um brinco de penas para Freyja, ou um anel dourado para Isis/Aset.
   ☾ Ofertando atitudes simples, como o ato de beber água, ou uma fruta antes de comê-la, para os deuses.
   ☾ Convidando-os para Esbaths e Sabbaths, ou seja, realizando celebrações sazonais e honrando estas deidades. É comum que se escolha um casal de deidades para celebrar uma Roda do Ano inteira, caso você festeje os Sabbaths. Também é normal que se honre uma Deusa a cada Esbath, sendo escolhida de acordo com o desejo do praticante.
   ☾ Simplesmente agradecer por pequenas coisas em momentos que tenha a vontade de fazê-lo.

A celebrar e cultuar,
   Alannyë Daeris.

2 comentários:

  1. Olá! Adoro seu blog e estou passando pelo meu período de dedicação. Gostaria de saber se ao fazer comida para o Sabbath, como posso ofertar a comida para a Deusa e o Deus? Se eu preciso separar uma parte para Eles e após isso, onde deixo essa parte separada? (Vai pro lixo? como? deixo na terra?)
    Agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, a ceia é sempre primeiramente separada aos Deuses. Então, coloque em um pratinho (seja um prato especial para oferendas ou não), e deixe em seu altar ou na mesa em que estiver fazendo a refeição. Você pode deixar a oferenda até terminar a ceia, ou até terminar o Sabbath.
      Depois, você pode comer a oferenda - retornando as bênçãos para você -, ou colocá-la na natureza. Dependendo do alimento, pode também colocar em um pratinho e deixar na rua para que animais comam.
      Obrigada pelo carinho! Que os Deuses iluminem seu caminho.

      Excluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.