sexta-feira, 20 de março de 2015

As Bruxas e seus Familiares - o que é um Familiar?

   Pense nas imagens de bruxas da Idade Média. O estereótipo desta bruxa sempre tem: chapéu pontudo, vassoura e um gato, não?
   Pois sim, o gato destas bruxas são seus familiares, mas há muito mais neles do que apenas animais de estimação!

   Existem relatos de três tipos de familiares:
   ☾ O espírito de um humano que já faleceu, e que concorda em auxiliar a bruxa em suas práticas mágicas. Um relato disto acontece no livro A Enciclopédia da Bruxaria, de Doreen Valiente.
   ☾ Um elemental, uma criatura não-humana. Estes são bastante comuns, pois algumas pessoas com seus laços com os Dragões, Fadas, entre outros seres mágicos, podem acabar ganhando a confiança de um ser específico que queira trabalhar com eles de forma conjunta. Relatos de familiares elementais existem em relação ao famoso ocultista Paracelso - diz-se que ele possuía um familiar que morava em uma grande pedra preciosa.
   ☾ Um animal vivo, como um gato, um cão, um pássaro, não importa o animal. É necessário apenas ter um laço forte de confiança e de amor entre o dono e o animal, e a permissão do animal para que se possa trabalhar em conjunto. Estes familiares costumam ter uma conexão mágica com a bruxa muito maior do que qualquer outro animal, sendo atraídos um para o outro.

   Familiares, quando não são animais vivos, podem optar por habitar um objeto - como muitas tribos primitivas tem seus pequenos ídolos e estátuas com familiares, chamados "fetiches".
   Os animais vivos como familiares não são como uma ferramenta de magia, e sim, um participante ativo, que opta ou não por participar. Antes de realizar qualquer forma de magia com a participação de um familiar - seja ao utilizar sua energia, seus pelos ou outra coisa relacionada a ele -, é importante que se peça a permissão ao animal. Esta permissão pode ser feita através de uma pergunta direta, ou de uma meditação.
   Os familiares precisam ter uma conexão muito forte com a bruxa, por isto, costumam estar sempre presentes em seus rituais e celebrações de todo o tipo. É uma das formas de manter os laços, que também pode ser feita de outras maneiras - como por exemplo, a utilização de fluidos corporais, como a saliva.
   Os conceitos de animais familiares são similares às práticas do xamanismo, quando cada xamã possui seu animal de poder, e trabalha em conjunto com este espírito ancestral para ampliar seus conhecimentos e seu poder pessoal. Ou seja, seu familiar pode lhe auxiliar não apenas na magia prática, mas também como um guardião do praticante.
   Deuses também possuem seus animais de poder, como é o caso de Hécate e seus cães negros, ou Athena e as corujas. Outras deidades, como Morrighan e Bastet, podem transformar-se nos próprios animais, como sendo uma forma de seu corpo. São símbolos, mas também são animais que podem ser trabalhados como sendo aspectos das divindades.

Uma bruxa ainda sem familiar,
   Alannyë Daeris.

15 comentários:

  1. gostei bastante do post mas uma pergunta. ao evocar os elementais é possivel velos sem clarevidência? ou preciso de algum instrumento magico? me interesso muito por eles e sempre quis ter amizade com um mas não sei como fazer isso kkk. parabéns pelo site muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível, mas não muito comum que elementais apareçam visivelmente. Mas você saberá que estão ali! E não é necessário que os veja para conseguir manter uma amizade; simplesmente medite ou converse, e eles lhe ouvirão (e responderão, caso você esteja concentrado o suficiente para ouvir).
      Obrigada pelo elogio! Que os Deuses iluminem seu caminho.

      Excluir
    2. Então como eu faço para ter uma amizade com eles?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E como faço pra ter um familiar animal? Tipo,pra saber se ele aceita ou não a ligação?

    ResponderExcluir
  4. Sempre sonho com cães negros,desde criança. Após adotar um, há uns 8 anos, sempre sonho com ele. Muitas vezes, em sonhos que envolvem avisos, projeção e etc...
    Através de uma abertura de tarot, a pouco tempo, descobri que sou filha da Lua.
    Tenho a leve impressão de que ele pode ser meu animal familiar. Como ter certeza disso?

    "A bruxa que está em mim, saúda a bruxa que está em você!"

    🖤😘🌙

    ResponderExcluir
  5. Preciso deixar meu relato aqui. Minha gata(Minha familiar) me arranhou sem querer ao descer do meu ombro. Pedi educadamente se eu poderia cortar suas unhas, e logo fui cortar e ela deixou. OBS: várias vezes tentei cortar sem pedir e ela não deixou, saiu correndo. Moral: respeite seu familiar, fale com ele,ele entende.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho uma cadelinha chamada branquinha no começo eu estava meio receosa para pegar por conta de gastos e ela era apareceu na minha rua e minha mae pegou e eu desenvolvi um afeto tão grande por ela e eu queria saber se ela é meu familiar como faço?

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive mais conexão com o elemento terra e sou fascinada por gnomos . Tanto que quando pequena inventava línguas e cantava no meio do mato o de cresci. Sempre sentia algo lá e já até deixei moedas para ver se eles pegavam . Queria saber . Como poderia pedir para que um ser de terra ser meu familiar?

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito de calopsita se eu me sinto poderosa ao lado delas fui ao pet shop esses dias e uma delas de dentro da gaiola deixava eu passar a mão nele e quando eu fui em bora ele botou a cabeça para fora e começou a piar tentando me chamar ele pode ser meu familiar?

    ResponderExcluir
  9. Cachorros também podem ser familiares

    ResponderExcluir
  10. Minha gata que faleceu mês passado era meu familiar, eu não pratico bruxaria mas sou bruxa natural e tenho certeza que ela era. Eu meio que meditei/rezei antes de dormir pedindo para ver ela uma última vez em sonho e na mesma noite ao invés de ver ela sonhei com outro gato, filhote, cujo eu só tinha visto em foto uma vez e minha mãe estava me oferecendo e eu estava negando por estar de luto pela minha. No dia seguinte quando fui visitar minha mãe ela me ofereceu de novo e eu senti que precisava adotar ele mesmo, uma intuição muito forte, eu havia negado ele muitas vezes já mas senti que tinha que levar quando vi pois ele era igual no sonho e no sonho eu protegia ele. Ele está me tratando como mãe dele igual a outra fazia e limpando minha energias (que estavam sobrecarregadas e eu andava mal demais e não sabia porque, agora tenho certeza que foi porque minha protetora felina adoeceu e faleceu). Estou sentindo uma ligação muito forte com ele, ele pode ser meu novo familiar ou minha gata encarnada? Eles reencarnam?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.