quinta-feira, 12 de março de 2015

Resenha: Wicca: Guia do Praticante Solitário - Scott Cunningham

   Sinopse: "Este livro é fruto de 16 anos de experiências e de pesquisas do autor. Trata-se de um guia básico sobre a teoria e a prática da Wicca. Foi escrito pensando no estudante ou praticante solitário; não contém rituais ou dinâmicas mágicas em grupo. A Wicca aqui descrita é “nova”. Não é uma revelação de rituais ancestrais conhecidos há milhares de anos.
   A obra contém rituais, mas estes são orientações, e não escrituras sagradas. O autor os escreveu para que os outros, usando-os como guias gerais, pudessem criar seus próprios rituais.
   Wicca e Xamanismo, as Divindades, Magia, Instrumentos, Música, Dança e Gestos, Rituais e Preparação para Rituais, o Círculo Mágico e o Altar, os Dias de Poder, Exercícios e Técnicas Mágicas, Modelo de Rituais, os Festivais Sazonais, Receitas, Grimório Herbáceo: Guia para o Uso de Ervas e Plantas em Rituais Wiccanos e Magia Wiccana dos Cristais são alguns dos temas abordados por Cunningham.
   Este é um guia indispensável a todo praticante solitário!"

   Autor: Scott Cunningham.
   Editora: Madras.
   Páginas: 256.

Resenha


   É um livro bastante novo, que foi recentemente lançado pela editora Madras - por isso há uma certa escassez a respeito do mesmo. É bastante similar ao clássico O Guia Essencial da Bruxa Solitária, do mesmo autor - e, aparentemente, trata-se de um relançamento, com vários aprimoramentos - bastante dignos e bem-feitos, diga-se de passagem.
   Sendo um aprimoramento, este livro não peca em aspecto algum no quesito conteúdo! É um guia realmente indispensável, como citado na sinopse, para qualquer indivíduo que deseje conhecer mais sobre Wicca. Possui informações-chave descritas de forma bastante clara e sem muita enrolação, com descrições diretas mas completas acerca de vários detalhes da religião.
   O livro é dividido em três partes: Teoria, Prática e Livro das Sombras das Pedras Erguidas. Na teoria, cita-se o básico, essencial para compreender a Wicca e suas tradições. Alguns dos capítulos na seção Teoria falam sobre a magia, as divindades, dança e música, instrumentos mágicos, círculo mágico, o altar wiccano, entre outras informações importantíssimas!
   Na segunda seção, que trata da prática, o autor trata sobre exercícios e técnicas mágicas, fala e esclarece sobre a autodedicação - e ainda mostra um exemplo de ritual autodedicatório -, e por fim, trata sobre os modelos para rituais, com os componentes básicos a serem seguidos para a criação e realização do seu próprio ritual. 
   E por último, na terceira seção, denominada Livro das Sombras das Pedras Erguidas, o que se tem é exatamente um livro das sombras impresso! Há uma descrição sobre os rituais sazonais (os Sabbaths), sobre magia com cristais, símbolos, runas, receitas, ervas, gestos, assim como feitiços simples para que os leitores possam ter suas próprias recomendações e ideias de magias estruturadas.
   Além destas três seções, há, no final, um glossário de termos que são bastante citados na Wicca - como adivinhação, Esbath, invocação, ritual, entre inúmeros outros termos e palavras. Após o glossário, há uma bibliografia criada pelo autor, para que se possa aprofundar os estudos em diferentes áreas da bruxaria - xamanismo, livros sobre a Deusa, mitologia e lendas, Wicca, instruções para as práticas mágicas, feitiços e magia. Dentre esta bibliografia, existem alguns periódicos, jornais e revistas também citados - uma lista completíssima, para não faltarem fontes para seus estudos!

   Nota: 4/5
   Eu realmente gostei muito do livro, achei bastante explicativo e simples, a linguagem não é muito rebuscada nem complicada de compreender, e qualquer iniciante se deliciará com esta leitura bastante completa!
   Existem sim alguns pontos fracos, como a capa que eu não encontrei atrativo algum - poderia ser bastante melhor, e se não fosse pelo nome de peso do autor, dificilmente teria comprado o livro. Alguns erros pequenos de estrutura e vocabulário, como a repetição dos mesmos termos diversas vezes em parágrafos seguidos também me incomodaram, mas é algo que se pode relevar.
   De toda maneira, é um livro que eu indico para todos que queiram conhecer, se iniciar, se apaixonar e saber mais sobre diversos assuntos que fazem parte desta religião tão grande e interessante que é a Wicca. Mesmo quem estuda há tempos poderá aproveitar várias informações que estão contidas no livro, ou reforçar tudo o que aprendeu até hoje. Por ser um livro tão amplo e completo, diria que é um livro essencial para qualquer bruxo e bruxa, mesmo os que não fazem parte da Wicca.

A ler sob os raios de Sol,
   Alannyë Daeris.

Um comentário:

  1. Olá...estou começando agora a adentrar mais profundamente nesse "novo mundo" sobre Wicca e bruxaria.Estou me interessando bastante pela Wicca e queria saber se existe algum problema pelo fato de eu ser homem e quais suas recomendações para um iniciante como eu. Obrigado.

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.