quinta-feira, 19 de março de 2015

Meditação: Aprendendo a meditar!

   A meditação é essencial para muitas das religiões neopagãs - incluindo o ofício da Bruxaria. O contato com os Deuses, entidades, seres mágicos, sejam eles quais forem, costuma ser feito através da meditação.
   Não é apenas uma forma de contatar divindades e entidades, mas também de conhecer a si mesmo. Através da meditação, alcançamos um estado de calma e de harmonia, no qual encontramos estabilidade e o conhecimento acerca de si mesmo.
   Dentre muitas outras características, a meditação traz concentração, foco, visualização. São ferramentas essenciais para a realização de magia, mas também no caminho do culto aos Deuses.
   Independentemente de sua religião, a meditação lhe trará os benefícios do autoconhecimento e do contato com as divindades, sejam elas quais forem as que você acredite!
 

   Dicas para começar a meditar!


   ☾ Estabeleça horários, rotinas para a meditação.
   É importante que tenhamos um momento só para dedicarmos a nós mesmos, ou para exercermos nossa espiritualidade. Por este motivo, pode-se estipular um horário pré-definido para cada dia - por exemplo, meia hora ao acordar, ou quinze minutos antes de ir dormir.
   Se não for possível meditar nem mesmo quinze minutos por dia, pode-se estipular somente dois ou três dias durante a semana para que seja feita uma meditação mais longa - mas lembre-se que quanto mais você praticar, melhor conseguirá alcançar os estados de relaxamento necessários. 

   ☾ Esteja calmo e relaxado.
   É difícil, mas essencial. Respire fundo, deixe os problemas do dia-a-dia longes da meditação. Use de ferramentas que possam lhe ajudar - músicas calmas, sons ambientes, incensos, ou até mesmo uma dança até seu corpo ficar exausto. Depois, sente-se e concentre no que desejar meditar.
   Existem exercícios de respiração para lhe ajudar a concentrar-se - respirar fundo, devagar e profundamente, de forma ritmada e constante. Aos poucos, seu corpo relaxará, e você conseguirá focar-se apenas no que quiser meditar.
   
   ☾ Escolha o local correto.
   O local correto é aquele onde você não será perturbado por nada nem ninguém, e poderá ficar na posição mais confortável para sua meditação. O desconforto pode ser buscado assim que você se acostumar a meditar, para exercitar seu foco e concentração, mas de qualquer maneira, comece pelo conforto e tranquilidade.
   A posição correta é aquela que mais lhe deixe relaxado - pode ser sentado em almofadas no chão ou deitado em sua cama, mas sendo importante ressaltar que deve-se evitar estar deitado, pois o relaxamento da meditação o levará a dormir muito facilmente, e isto tornará os esforços inúteis, resultando em grandes chances de você se esquecer de como foi sua experiência.
   Silêncio e luzes fracas também auxiliam para alcançar o estado de harmonia necessário para uma meditação fluir. Por isto, é comum que se apaguem as luzes e se acendam poucas velas, de maneira que a luminosidade seja pouca e controlada. 
   Se você precise meditar durante o dia, apague as luzes e feche as janelas, deixando apenas um pouco de luminosidade em seu quarto. Isto pode lhe ajudar muito ao iniciar e desenvolver sua meditação!

   ☾ Concentração.
   Se você não conseguir meditar de olhos fechados, não se preocupe. Você pode simplesmente acender uma vela e observar a chama até que consiga iniciar sua meditação. A chama da vela - assim como a fumaça de um incenso - podem lhe auxiliar a entrar em um estado mais relaxado e calmo, em um tipo de transe.

Meditações com intuitos - Deuses, seres mágicos...


   Sim, as meditações são uma das formas mais recorrentes de comunicar-se com as diferentes entidades que podem vir a ser citadas no neopaganismo/Bruxaria: Deuses, dragões, fadas, ancestrais, elementais, dentre todas as possibilidades.
Runa Sigel.
   Mas não são apenas com estes que podemos meditar! Vejamos alguns exemplos para entender melhor sobre as meditações.

 Se eu estiver meio desanimado, e quiser um pouco mais de luz, felicidade na minha vida, posso meditar com a runa Sigel - aquela na imagem ao lado.
   A runa Sigel é a runa do Sol! A runa das vitórias, de felicidade, abundância, alegrias, de tudo o que é benéfico e animador. Por isto, ao meditar com esta runa, estarei visualizando-a e trazendo sua energia para minha vida, buscando ter esta felicidade e brilho em mim.

• Eu posso também meditar com uma planta, uma erva que eu tenha. Digamos que eu tenha comprado um vasinho com flores vermelhas, e ainda não saiba bem se posso utilizá-las na magia. 
   Então, eu me sento próximo à planta, e medito com ela. Fecho meus olhos, e simplesmente converso, visualizo o espírito da planta conversando comigo, e respondendo às minhas perguntas. É uma forma muito útil e prática de realizar magia com plantas!

 • Digamos que eu tenha ganhado uma estátua de Athena, e acredito que esta deusa queira que eu a cultue, que eu a traga para minha vida mágica e trilhe meus caminhos aprendendo com Athena. Ao ir deitar, decido tirar a dúvida: sento-me na cama, fecho os olhos e convido a deusa para minha meditação. 
   Visualizo-me em campos floridos, e a vejo vindo ao meu encontro. Faço uma saudação de honra, e inicio a conversa com a deusa, perguntando se ela deseja meu culto, se ela se interessa por mim, e se aquela estátua foi um sinal de seu interesse. Ao final, peço que ela confirme esta meditação através de sinais claros e objetivos, para que eu saiba que ela em meditação. 
   Este é um exemplo clássico de meditação com Deuses!

• Estou com problemas em relação a ciúmes, e não sei como agir. Penso que as Salamandras, elementais do fogo - que, entre inúmeras outras coisas, rege a paixão, a coragem, o ciúme, os instintos - podem me ajudar a controlar e entender este ciúmes.
   Mas é claro, esta é uma ótima ideia! Então, acendo uma vela vermelha em meu altar, convido as Salamandras para meditarem comigo, e começo a explicar meu problema. Fico com os olhos abertos, observando as chamas e ouvindo as respostas das Salamandras em minha mente.
   Isto é uma forma de meditação também, pois não precisamos somente meditar com os olhos fechados!

☽❍☾

   ☾ Tudo bem, já entendi, posso meditar com qualquer coisa! Mas como fazer isso?
   É simples: da mesma maneira que você medita normalmente. Ao invés de manter sua mente limpa, foque-se no que você deseja meditar. 
   Mentalize aquilo, visualize, tenha em mente exatamente o que quer meditar. Em certo ponto, você se deixará levar, e ao estar relaxado e concentrado, conseguirá realizar uma meditação propriamente dita. 
   Pode parecer estranho e fruto da sua imaginação no começo, mas com o treino, você saberá discernir exatamente, e não terá mais esta impressão. Se tiver muitas dúvidas sobre o que meditou, peça sinais para a entidade (ou o que quer que seja) que você tenha meditado, pedindo três sinais claros e objetivos.
   Se quiser saber mais sobre sinais, leia este post.

   ☾ E as meditações guiadas? 
   Meditações guiadas são aquelas que foram escritas através de experiências de outras pessoas, e que são feitas para serem seguidas da maneira que foram criadas. Geralmente tem uma finalidade específica: felicidade, autoconhecimento, amor, coragem. 
   Além disso, costumam ser feitas com Deuses pois eles podem nos guiar e nos auxiliar nestes assuntos que são de seu domínio. Estas meditações auxiliam caso você não tenha uma familiaridade grande com meditações, ou tenha dificuldades para concentrar-se e meditar.
   Se quiser algumas meditações guiadas para começar: Meditando com os Deuses!

A simplesmente meditar,
   Alannyë Daeris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.