quarta-feira, 4 de março de 2015

Deuses e Epítetos

   Especialmente entre os Deuses gregos e romanos, há uma grande quantidade de epítetos. Mas o que são estes epítetos, e o que eles significam para nós?

   Um epíteto é como um título, uma determinada característica atribuída a uma deidade. Eram atribuídos aos Deuses especialmente durante trocas de informações a respeito de deidades, pois assim era possível denotar correlações entre os deuses estrangeiros e os greco-romanos.
   Entretanto, não se restringem somente aos deuses gregos e romanos, sendo encontrados títulos também para outras deidades, como Deuses egípcios e gauleses.

☽❍☾

   As deidades possuem inúmeras características, e os epítetos são como formas de nos referirmos a estas personalidades específicas. Por exemplo,
   ☽❍☾ Athena Glaukopis, ou "de olhos brilhantes", é a grande representação de Athena como a coruja, o símbolo da observação e da sabedoria, que traz a luz para guiar mas que também pode cegar com seu brilho.
   ☽❍☾ Athena Promachos, ou "aquela que luta na fronte", é a face de Athena que lidera os exércitos, que possui grande potencial estrategista, que sabe agir e reagir quando necessário, e possui um foco enorme na capacidade mental, deixando o resto de lado.
   ☽❍☾ Athenas Polias, ou "aquela da cidade" representa a proteção que esta deusa confere às nações que estão sob suas bênçãos, é a face de Athena que dedica-se para realizar a guarda dos povos que escolheram-na como patrona.

   Viu só? Estes são apenas alguns dos inúmeros epítetos da mesma deidade. Athena é a deusa da sabedoria? Sim! É a deusa da estratégia e das batalhas? Sim! É a deusa que protege suas nações? Sim! Tudo isto e muito mais.

   Mas não é só Athena que possui títulos assim. Vamos ver outro exemplo? Retirei alguns dos epítetos pelos quais Isis (ou Aset, na língua egípcia) é conhecida.
   ☽❍☾ Aset, Speaker of Magic, é aquela que tem o potencial de realizar encantamentos e magia apenas através da fala, do conhecimento da palavra. Ora, palavras tem poder, assim como Aset tornou-se a mais poderosa deusa kemética por conhecer o verdadeiro nome de Ra.
   ☽❍☾ Aset, Beautiful Lady, é aquela que preza por sua beleza, por seus encantos, que dá valor ao seu poder atrativo. É a que gosta de maquiar-se e estar bonita para si mesma, que usa-se de jóias e de todos os acessórios que exaltem seu verdadeiro eu, belo e puro.
   ☽❍☾ Aset, Lady of Green Lands, é aquela que fertiliza a terra e preza por seu povo, trazendo a prosperidade e o alimento através da terra fértil para plantio, para que possa-se cultivar o alimento e o sustento na beira do Nilo.

   Ao se invocar uma deidade para rituais ou outras atividades, sem houver detalhes sobre o que exatamente estará sendo realizando com a presença dela, significa trazer todas as características da mesma para seu ritual ou atividade mágica. Por este motivo, costuma-se realizar a invocação com os epítetos.
   Quando traz-se à tona um epíteto específico de uma deidade, está sendo trazido somente aquelas características para um ritual ou para o que quer que esteja sendo realizado.

☽❍☾

   No caso de deidades que não possuem epítetos específicos, pode-se invocar as características e/ou faces desejadas no momento que se convida a deidade. Por exemplo,
"Freyja, grande deusa da beleza, convido seu potencial para o amor, para o prazer, para a felicidade e a atração, para os inúmeros encantos da vida."
   Neste caso, estaria convidando a deidade Freyja com suas energias de amor, romance, atração e prazer. As características de Freyja que dedicam-se à guerra, batalhas, ao desejo por riquezas e ouro ainda estarão presentes, mas de uma maneira muito mais branda e amansada, de maneira que não influenciarão no que estará sendo realizado no momento.

☽❍☾

   Se você não conhece, ou não consegue encontrar os epítetos específicos para determinadas deidades - lembrando que epítetos são títulos, os nomes diferentes pelos quais os Deuses são referidos -, não há nada que o impeça de criar seus próprios epítetos para as deidades.
   É comum que se faça uma convocação com belos nomes, e isto é uma forma de trazer estas características dos Deuses para a atividade mágica.
   Por exemplo, se você meditou com Morrigan, e esta apareceu como um grande corvo a sobrevoar um campo, pode invocá-la novamente desta maneira ao referir-se a ela como "Morrigan, o grande corvo de batalha", ou "Morrigan, o corvo negro das pradarias".

A invocar os Deuses por seus diferentes nomes,
   Alannyë Daeris.

3 comentários:

  1. Oi! Poderia me indicar onde encontrar epítetos para a deusa Diana/Artemis? Obrigado! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Encontrei nesses dois links abaixo alguns dos vários epítetos. Embora sejam sites estrangeiros, os epítetos são os mesmos, e com uma tradução rápida dá pra compreender facilmente sobre o que se refere cada um dos epítetos citados.
      http://www.theoi.com/Cult/ArtemisTitles.html
      http://www.goddessaday.com/roman/diana

      Que os Deuses iluminem seu caminho!

      Excluir
  2. Por onde devo começar ao ingressar na arte da magia?

    ResponderExcluir

Tenha responsabilidade ao comentar! Ofensas religiosas ou de quaisquer tipo de preconceito terão consequências.