Um epíteto é como um título, uma determinada característica atribuída a uma deidade. Eram atribuídos aos Deuses especialmente durante trocas de informações a respeito de deidades, pois assim era possível denotar correlações entre os deuses estrangeiros e os greco-romanos.
Entretanto, não se restringem somente aos deuses gregos e romanos, sendo encontrados títulos também para outras deidades, como Deuses egípcios e gauleses.
☽❍☾
As deidades possuem inúmeras características, e os epítetos são como formas de nos referirmos a estas personalidades específicas. Por exemplo,
☽❍☾ Athena Glaukopis, ou "de olhos brilhantes", é a grande representação de Athena como a coruja, o símbolo da observação e da sabedoria, que traz a luz para guiar mas que também pode cegar com seu brilho.
☽❍☾ Athena Promachos, ou "aquela que luta na fronte", é a face de Athena que lidera os exércitos, que possui grande potencial estrategista, que sabe agir e reagir quando necessário, e possui um foco enorme na capacidade mental, deixando o resto de lado.
☽❍☾ Athenas Polias, ou "aquela da cidade" representa a proteção que esta deusa confere às nações que estão sob suas bênçãos, é a face de Athena que dedica-se para realizar a guarda dos povos que escolheram-na como patrona.
Viu só? Estes são apenas alguns dos inúmeros epítetos da mesma deidade. Athena é a deusa da sabedoria? Sim! É a deusa da estratégia e das batalhas? Sim! É a deusa que protege suas nações? Sim! Tudo isto e muito mais.
Mas não é só Athena que possui títulos assim. Vamos ver outro exemplo? Retirei alguns dos epítetos pelos quais Isis (ou Aset, na língua egípcia) é conhecida.
☽❍☾ Aset, Speaker of Magic, é aquela que tem o potencial de realizar encantamentos e magia apenas através da fala, do conhecimento da palavra. Ora, palavras tem poder, assim como Aset tornou-se a mais poderosa deusa kemética por conhecer o verdadeiro nome de Ra.
☽❍☾ Aset, Beautiful Lady, é aquela que preza por sua beleza, por seus encantos, que dá valor ao seu poder atrativo. É a que gosta de maquiar-se e estar bonita para si mesma, que usa-se de jóias e de todos os acessórios que exaltem seu verdadeiro eu, belo e puro.
☽❍☾ Aset, Lady of Green Lands, é aquela que fertiliza a terra e preza por seu povo, trazendo a prosperidade e o alimento através da terra fértil para plantio, para que possa-se cultivar o alimento e o sustento na beira do Nilo.
Ao se invocar uma deidade para rituais ou outras atividades, sem houver detalhes sobre o que exatamente estará sendo realizando com a presença dela, significa trazer todas as características da mesma para seu ritual ou atividade mágica. Por este motivo, costuma-se realizar a invocação com os epítetos.
Quando traz-se à tona um epíteto específico de uma deidade, está sendo trazido somente aquelas características para um ritual ou para o que quer que esteja sendo realizado.
☽❍☾
No caso de deidades que não possuem epítetos específicos, pode-se invocar as características e/ou faces desejadas no momento que se convida a deidade. Por exemplo,
"Freyja, grande deusa da beleza, convido seu potencial para o amor, para o prazer, para a felicidade e a atração, para os inúmeros encantos da vida."Neste caso, estaria convidando a deidade Freyja com suas energias de amor, romance, atração e prazer. As características de Freyja que dedicam-se à guerra, batalhas, ao desejo por riquezas e ouro ainda estarão presentes, mas de uma maneira muito mais branda e amansada, de maneira que não influenciarão no que estará sendo realizado no momento.
☽❍☾
Se você não conhece, ou não consegue encontrar os epítetos específicos para determinadas deidades - lembrando que epítetos são títulos, os nomes diferentes pelos quais os Deuses são referidos -, não há nada que o impeça de criar seus próprios epítetos para as deidades.
É comum que se faça uma convocação com belos nomes, e isto é uma forma de trazer estas características dos Deuses para a atividade mágica.
Por exemplo, se você meditou com Morrigan, e esta apareceu como um grande corvo a sobrevoar um campo, pode invocá-la novamente desta maneira ao referir-se a ela como "Morrigan, o grande corvo de batalha", ou "Morrigan, o corvo negro das pradarias".
A invocar os Deuses por seus diferentes nomes,
Alannyë Daeris.
Oi! Poderia me indicar onde encontrar epítetos para a deusa Diana/Artemis? Obrigado! :3
ResponderExcluirOlá! Encontrei nesses dois links abaixo alguns dos vários epítetos. Embora sejam sites estrangeiros, os epítetos são os mesmos, e com uma tradução rápida dá pra compreender facilmente sobre o que se refere cada um dos epítetos citados.
Excluirhttp://www.theoi.com/Cult/ArtemisTitles.html
http://www.goddessaday.com/roman/diana
Que os Deuses iluminem seu caminho!
Por onde devo começar ao ingressar na arte da magia?
ResponderExcluir