Adicionar legenda |
Não se deve pensar nos elementos como sua representação física, mas sim suas energias, suas correspondências e características.
A água, por exemplo, não é somente aquela que bebemos e tomamos banho; a água é nossas emoções, nossos sentimentos profundos, nossa intuição. Por isto, é importante que se estude a respeito de cada um, para que se saiba aonde e como utilizá-los na magia.
É importante ressaltar que cada pessoa pode possuir diferentes atribuições além das aqui citadas, ou seja, o estudo dos elementos pode ser muito mais amplo do que parece!
Muitas formas de magia diferentes podem ser feitas através da simples aplicação das propriedades mágicas de cada elemento.
Por exemplo, para purificar algo, podemos colocá-lo sob uma corrente de água - a torneira, ou um riacho com correnteza. Isto pois a água possui propriedades de limpeza, purificação, e não precisa-se realizar nada muito complexo para utilizar esta propriedade.
Terra: É o elemento mais presente em nossa vida, por ser abundante no planeta em que vivemos. A terra não é somente aquela porção física que podemos pegar em mãos, mas sim a estabilidade, a base de tudo. É através da terra que os outros elementos podem se apoiar, e se manifestar.
As correspondências da terra são a abundância, fertilidade, riqueza, prosperidade, estabilidade, fortuna. Ela é a mãe fértil e protetora, o emprego que nos sustenta, a capacidade de crescer e evoluir. Por isto, a Terra é considerada um elemento feminino - e possui tantas correlações com Deusas, como a Mãe-Natureza, Gaia.
Ponto cardeal: Norte.
Representações: Pedras, cristais, árvores, folhas, terra, areia, frutos, flores.
Elemental: Gnomos.
Cores: Verde, marrom e amarelo.
Estação do ano: Outono.
Ar: É o elemento que domina os pensamentos, o intelecto e o conhecimento. É rápido como o vento, como o raciocínio. Através do ar, nos comunicamos, respiramos, pensamos, raciocinamos, aprendemos. Por isto, o ar traz mudança, novidades.
As correspondências do ar são liberdade, mudança, rapidez, intelecto, criatividade, conhecimento, raciocínio, descoberta, viagens, notícias, comunicação, aprendizado. Ele é um elemento masculino, que domina todo o tipo de conhecimento e ensinamento, a luz de aprender e saber mais. Por assim ser, também é o elemento que auxilia nas divinações, em visualizações e em oráculos.
Ponto cardeal: Leste.
Representações: Penas, corujas e animais alados, incensos, fumaça, perfumes, essências.
Elemental: Silfos.
Cores: Azul-claro, cinza e amarelo.
Estação do ano: Primavera.
Fogo: Elemento de ímpeto, desejo, mudança, força vital e criadora. É a magia em sua forma física, pois traz mudança, transformação em tudo o que toca - ao queimarmos um papel, mudamos sua forma lisa e reta para um punhado de pó. É um elemento poderoso, que traz acontecimentos rápidos e pode ser um pouco difícil de lidar.
As correspondências do fogo são o desejo, a coragem, transformação, mudança, saúde e vitalidade, força, calor, brilho, luz, poder sexual, mas também o fogo criador, o espírito, a fé. É um elemento masculino, que ao mesmo tempo traz os instintos e a crença, os desejos e a vontade para criar. Auxilia em todo o tipo de cura, banimento e afastamento, destruição, purificação, uso de energias, confiança, amor próprio.
Ponto cardeal: Sul.
Representações: Velas, fogueiras, tochas, metais, brilho e luz de qualquer tipo.
Elemental: Salamandras.
Cores: Vermelho, laranja, amarelo.
Estação do ano: Verão.
Água: É o elemento das emoções, dos sentimentos, da intuição e do amor. A água rege tudo o que é interior e profundo, como as águas de um lago interno. Todo o tipo de sentimento profundo - excluindo os desejos, que são correspondência do fogo - é regido pela água.
As correspondências da água são intuição, autoconhecimento, sentimentos, amor, amizade, felicidade, sonhos, fertilidade, purificação, prazer, tudo o que é fruto de nosso subconsciente ou de nosso coração. É um elemento feminino, que germina, tem o poder de gerar e trazer a vida. Auxilia em divinação, cura, purificação, limpeza, autoconhecimento, sentimentos, emoções, relações com outras pessoas e consigo mesmo.
Ponto cardeal: Oeste.
Representações: Líquidos - água, vinho, sucos -, cálice, animais marinhos.
Elemental: Ondinas.
Cores: Azul, branco, verde-claro.
Estação do ano: Inverno.
Éter: É o elemento da centelha da vida, das divindades, das manifestações de poder e magia. Ou seja, o éter são as próprias energias atuando em tudo! É o próprio universo e os Deuses, a modificação na realidade através da magia, a teia da vida. O éter representa todas as deidades, tudo o que é divino e sagrado, o conhecimento dos Deuses, a sabedoria sobre magia.
Ele não tem correspondências exceto as próprias divindades, os seres mágicos, e a magia em si. Pois todos os Deuses e todos os seres mágicos podem utilizar a magia, ou seja, todos eles utilizam do éter. Da mesma maneira, todos possuímos o éter dentro de nós, pois temos vida, e temos capacidade de modificar a realidade através da magia.
O éter é a transformação, a transmutação, a mudança feita através das energias, a centelha de divindade e de vida em tudo o que há. É a natureza selvagem, as civilizações, a movimentação dos planetas, o brilho das estrelas, o universo em um único elemento!
A magia com o éter pode ser demonstrada em todo o momento de conexão com os Deuses, para qualquer finalidade, assim como a magia com estrelas e planetas, com a natureza e com a vida. Toda a forma de magia trabalha com o éter, pois ele é o criador de todas as outras energias e de todos os elementos.
Ponto cardeal: Todos, incluindo o centro, o interior.
Representações: Espirais, caldeirões, estrelas, universo, Lua e Sol, tudo o que demonstra modificação e transformação.
Elemental: Não possui. Todos os seres que possuem magia em si pertencem ao éter - Deuses, Dragões, Unicórnios, Fadas, incluindo nós mesmos.
Cores: Roxo, preto e todas as cores unidas - arco-íris.
Estação do ano: Todas.
Os Elementos no Pentáculo!
Pentáculo com cada elemento em sua ponta correspondente. |
O pentáculo - ou pentagrama, caso esteja sem o círculo ao redor - possui, em casa ponta, um elemento correspondente. Por isto, é muito utilizado como um símbolo da bruxaria, bem como um poderoso desenho para qualquer tipo de magia.
Invocando e banindo os elementos através do pentagrama!
Este ritual é conhecido como "Ritual Menor do Pentagrama", e foi adaptado por muitos pagãos e bruxos cerimoniais da ordem Golden Dawn. É bastante utilizado entre círculos de Wicca Tradicional, mas muito interessante e útil para quem pratica bruxaria, mesmo sem ser wiccano.
Quando você realiza este ritual, você invocará o elemento através do ponto de princípio de cada em no pentagrama.
Digamos que eu queira utilizar a água em um ritual, e a invocarei através do Ritual Menor do Pentagrama. Iniciarei um traçado de um pentagrama no ar - podendo ser feito com o athame, bastão, varinha, dedo ou até com um incenso - a partir do ponto da água. Este ponto e a direção estão indicados na imagem abaixo:
Estas são as ordens de início. |
Para banir o elemento utilizado, é feito da mesma maneira. Inicie um traçado com o pentagrama no ar, ou em alguma superfície, a partir do local de cada elemento. Assim, aquele elemento específico será banido.
Para banir, é feito da mesma forma, mas na direção oposta. |
Este ritual pode ser útil até mesmo para o próprio equilíbrio. Alguém que está com um elemento em excesso, de maneira desequilibrada, pode realizar o Ritual Menor do Pentagrama em si mesmo para voltar ao equilíbrio.
Digamos que eu esteja muito agressivo, ciumento, irado com muita facilidade, e com todos os instintos e desejos aflorados. Isto pode ser um indício de que o fogo está excessivo em meu corpo. Desta maneira, posso realizar o ritual de banimento com o pentagrama em minha frente, para que eu retire o fogo que está desequilibrado em meu corpo, tornando tudo normal novamente.
Ele pode ser feito não somente em pessoas, mas em qualquer situação. Rituais podem ser concluídos com banimento dos elementos através do pentagrama, para que nenhuma energia permaneça no local após o destraçamento do círculo.
O éter não é utilizado nos rituais do pentagrama, pelo simples fato de que o éter é tudo o que existe, todos os tipos de energias que estão nos locais, toda a vida e toda a representação de natureza. Portanto, não há necessidade de bani-lo de algum local.
A sentir os elementos,
Alannyë Daeris Aiodunn.
Gostei,muito bom o seu esclarecimento.
ResponderExcluirInteressante!
ResponderExcluirUma dúvida.....primeiro traço invocando e depois traço banindo ,correto ? E tem que fechar o pentagrama com um círculo?
ResponderExcluir